quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Contabilidade Ambiental Parte l

A contabilidade é classificada como ciência social, haja vista que é influenciado por mudanças nos campos político, econômico e cultural. É uma das ciências mais antigas do mundo, originou-se com o intuito de quantificar a riqueza humana, ou seja, o patrimônio.
Pode-se definir contabilidade ambiental como o estudo do patrimônio ambiental (bens, direitos e obrigações ambientais) das entidades. Seu objetivo é fornecer aos seus usuários, interno e externo, informações sobre os eventos ambientais que causam modificações na situação patrimonial, bom como realizar sua identificação, mensuração e evidenciação.

Para melhor entender a dinâmica e o uso da contabilidade sob o aspecto ecológico, é importante esclarecer o conceito de evento ambiental, que o definimos como: qualquer interação da entidade com o meio ambiente que gere conseqüências econômicas presentes ou futuras, tendo em vista as normas regulamentadoras ou de responsabilidade social a que a determinada empresa está sujeita.
Como exemplos de eventos ambientais, têm-se os gastos com desenvolvimento ou aquisição de tecnologias, máquinas e equipamentos antipoluentes, pesquisas para redução de resíduos, capacitação de funcionários aos métodos limpos de produção e às leis, captação de receitas como conseqüências de recuperação de materiais (reciclagem) e etc.
É baseado nesses eventos que torna possível a quantificação e o registro através da contabilidade, das interações ambientais que cercam às empresas e entidades.

A contabilidade não pode ficar limitada à escrituração e mensuração quantitativa do patrimônio da empresa. Ela deve estar aberta a evolução tecnológica e as mudanças rápidas do mundo moderno, estar presente na luta pela preservação ambiental natural, criando modelos eficazes e orientando o empresário na aplicação destes modelos para satisfazer as necessidades da riqueza da empresa, com eficácia e também satisfazer eficazmente as necessidades do meio ambiente natural.

Com a contabilidade ambiental pode-se identificar, estimar, alocar, administrar e reduzir os custos ambientais das empresas, juntamente com um sistema de gestão ambiental adequado, pode-se verificar melhoras relevantes nas demonstrações contábeis das empresas, e ainda, passar outra visão de seus produtos à sociedade.

No próximo post “Contabilidade Ambiental ll, aprofundaremos no assunto em questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário