sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Contabilidade Ambiental Parte ll

O objetivo central da evidenciação é o de divulgar informações do desempenho econômico, financeiro, social e ambiental das entidades aos entes públicos, aos parceiros e à sociedade com os quais se relacionam.

Empresas responsáveis e comprometidas com o desenvolvimento sustentável a médio e longo prazo são precursoras nos modelos de apresentação de seus demonstrativos com qualidade e transparência social e ambiental. Balanço Social, contemplando o Balanço Ambiental, Relatório da Administração e Notas Explicativas são ferramentas importantes para destacar qual a conduta de uma empresa, se está cumprindo as normas vigentes e colaborando para o desenvolvimento sustentável ou está negligenciando a legislação e impactando o ambiente.

A contabilização dos eventos ambientais é praticada nos mesmos moldes da contabilidade tradicional, isto é, às contas já consagradas são acrescentadas terminologias do tipo ambiental, tanto ativo, passivo e patrimônio líquido.

Ativo Ambiental

É considerado ativo ambiental todos os bens e direitos destinados ou provenientes da atividade de gerenciamento ambiental, isto é, investimentos que a empresa possui destinado à proteção, preservação e recuperação ambiental, os quais deverão ser classificados em títulos contábeis específicos, podendo estar na forma de capital circulante ou capital fixo.
O capital circulante é o montante aplicado para a realização da atividade econômica da empresa, sendo composto pelas disponibilidades e pelos ativos realizáveis a curto e longo prazo, já o capital fixo são contas ambientais que podem ser dividido em investimentos, imobilizado e diferido.
Para completar o grupo do ativo, vale destacar também, o ativo ambiental intangível que são bens ou direitos incorpóreos de difícil mensuração. Como exemplo, pode-se citar a certificação ISSO 14001 que trará valorização da imagem e marca da empresa.

No próximo post “Contabilidade Ambiental Parte lll, falaremos do Passivo Ambiental, além de Receita, Custos e Despesas Ambientais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário