quinta-feira, 15 de março de 2012

Chevron pede à ANP suspensão nas operações após novo vazamento

15/03/2012 por g1.globo.com


A petroleira Chevron informou nesta quinta-feira (15) que solicitou à Agência Nacional do Petróleo (ANP) para suspender temporariamente suas operações no Brasil, para a realização de estudos que permitam compreender o motivo do novo vazamento de óleo identificado no Campo do Frade, na Bacia de Campos. A companhia informou que quer entender mais detalhadamente o funcionamento do poço.

A produção total no campo do Frade é de 61,5 mil barris de óleo por dia. “É o único lugar no Brasil onde estamos produzindo. No mundo, a Chevron produz 2,6 milhões de barris por dia”, explicou afirmou Rafael Jaen Williamson, diretor de assuntos corporativos da companhia.

De acordo com a empresa, uma pequena mancha de óleo foi identificada no dia 4 de março. O local de origem do vazamento, no entanto, só foi encontrado na noite do dia 13. Segundo a empresa, a nova mancha encontrada foi resultado do vazamento de cinco litros de óleo.

“Passamos dias e dias sem conseguir determinar o local exato”, afirmou Williamson, destacando que não há relação direta entre essa ocorrência e o acidente de novembro do ano passado, que provocou o vazamento de 2,4 mil barris de petróleo.

“Não temos nenhuma evidência de que tem a ver com o outro acidente. Está afastado três quilômetros do local do primeiro vazamento, a cerca de 1,3 mil metros de profundidade. Não estávamos produzindo, nem injetando na área”, ressaltou Williamson. Ele afirmou, no entanto, que ainda não há explicações para a causa do novo vazamento.

De acordo com Chevron, a fissura encontrada pelo robô ROV, no fundo do mar, tem cerca de 800 metros de comprimento, e é dela que vaza o óleo. A companhia informou que já foi colocado um equipamento de contenção no local.

A empresa informou que foi feita dispersão mecânica do óleo vazado e que, no momento, não há mais mancha visível na superfície.

ANP e Ibama

Mais cedo, a ANP informou, em nota, que “autuou a Chevron ontem (14) por não atender notificação da Agência para apresentar as salvaguardas solicitadas para evitar novas exsudações na área”.




Ainda em nota, a ANP afirmou que “está acompanhando o vazamento desde o dia do incidente, 7 de novembro de 2011. Ontem (14) técnicos da ANP estiveram no Centro de Comando de Crise da Chevron e determinaram a instalação de um coletor no novo ponto de vazamento identificado pela empresa.

O Ibama informou que também está acompanhando a ocorrência e, segundo as informações preliminares, trata-se de afloramento de óleo, provavelmente, decorrente do vazamento do de novembro. “Em principio, não se trata de um novo vazamento, uma vez que o poço não estava operando”, disse, em nota, o órgão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário