sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Contabilidade Ambiental Parte lV - Conclusão

A sociedade, finalmente está tomando consciência de sua importância na preservação dos recursos naturais. Várias ações estão sendo postas em prática, dentre elas os Sistemas de Gestão Ambiental, nos quais está inserida a Contabilidade Ambiental. Entende-se que a Contabilidade Ambiental possui potencial para auxiliar os gestores, esta pode ser usada para demonstrar a responsabilidade ambiental das empresas, através de relatórios contábeis onde deverão ser evidenciados, de forma transparente e fidedigna, os gastos com o controle ambiental.

A contabilidade deve estar aberta às novas tecnologias e às mudanças do mundo moderno. Deve estar presente, através de estudos e aplicações práticas, na luta pela preservação ambiental. Criando modelos contábeis eficazes e orientando o empresário na aplicação desses modelos para satisfazer as necessidades da empresa com eficácia, e também, satisfazer do mesmo modo as necessidades do homem como habitante do planeta e usuário do meio ambiente natural.
A riqueza da empresa deve estar a serviço do bem estar do homem tanto em seu aspecto social quanto no ambiental.

A entidade que contamina a natureza e que não entende que deve deixar de fazê-lo, desaparecerá do mercado, porque o consumidor moderno deixará de comprar seus produtos e os adquirirá de outra que tiver uma política ambiental correta, e assim um desenvolvimento sustentável condizente com o futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário