terça-feira, 5 de junho de 2012

05 de Junho dia Mundial do Meio Ambiente e Ecologia


Em meio a tantas ameaças aos ecossistemas, como poluição, desmatamento, perda da biodiversidade, problemas urbanos e sociais hoje esta data não cabe comemoração, mas sim reflexão.
A data comemorativa foi proposta pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em homenagem ao primeiro grande encontro internacional dedicado à temática ambiental, a Conferência de Estocolmo, de 1972.

Água: Se não racionalizar vai faltar

Dos exíguos 2,5% de água doce existentes no mundo, apenas 0,4% estão disponíveis em rios, lagos e aqüíferos subterrâneos, a terra possui cerca de 1,39 bilhões de km 3 de água, distribuídos em mares, lagos , rios aqüíferos, gelo, neve e vapor. A situação tende a piorar, com o desmatamento, a poluição ambiental e as alterações climáticas dela decorrente. Estima-se que será reduzido em um terço o total de água doce disponível no mundo. Enquanto isso, ações que poderiam reduzir o desperdício desse líquido cada vez mais raro e, portanto, precioso, demoram a ser tomadas pelas diferentes esferas governamentais.

Ações globais e estruturais, como a irrigação por gotejamento, em vez da usual por aspersão, e o incentivo à implantação de programas de uso racional da água economizariam milhões de metros cúbicos, evitando assim a necessidade de novos reservatórios de água, caros e que prejudicam o meio ambiente, ao derrubar matas ciliares com o alagamento.

Futuro

A Constituição Federal, ao consagrar o Meio Ambiente ecologicamente equilibrado como um direito do cidadão, estabelecer vínculo entre qualidade ambiental e cidadania. Para garantir a efetividade desse direito, a Carta Magna determina como uma das obrigações do Poder Pública a promoção da Educação Ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública.

Se hoje não tivermos uma postura e uma consciência ambiental, reparando os danos causados ao meio ambiente e evitando novos desastres ecológicos, a continuidade e a qualidade de vida estarão comprometidas. Este sim seria o maior erro que a humanidade poderia cometer contra ela própria.

Podemos, cada um de nós, fazer a nossa parte para a preservação das condições mínimas de vida na Terra, hoje e no futuro, ou seja, investir mais naquilo que temos de valioso, que á nossa inteligência, para aprender a consumir menos o que mais precisamos economizar: os recursos naturais. E é sempre bom lembrar que o Brasil, identificado como um dos nove países-chaves para sustentabilidade do planeta, já é considerado uma superpotência ambiental!

Nenhum comentário:

Postar um comentário