sábado, 21 de janeiro de 2012

O Vilão não é a sacola plástica e sim a deseducação e esperteza

Jornal Iteia por Roberto Pires - 21-01-2012 www.iteia.org.br

Uma atitude equivocada, mas que gera enorme economia para os supermercados e onera os consumidores foi preparada ao longo de muitos meses e investimentos até do Governo, com a Bela Campanha ‘O Saco É Um Saco’.
O saco é um saco de verdade quando não utilizado corretamente e melhor descartado corretamente e quando a sua coleta seletiva inexiste.
Isto porque os plásticos são 100% recicláveis, portanto a medida correta não é eliminá-los do cotidiano dos Supermercados, mas sim cotidianamente criar uma logística para o seu recolhimento, tal como já ocorre com as garrafas pet, as latas de alumínio.

Mas qual o que os Supermercadistas, tendenciosamente e interessados em repassar custos e se eximirem da logística reversa das suas embalagens, usaram como pretexto a sustentabilidade para repassar para os consumidores o ônus da embalagem das suas compras.
E assim com grande antecedência orquestraram essa ação de fazer e mostrar os sacos plásticos como vilões para retirá-los do mercado e venderem bolsas para o transporte das mercadorias.

São ações assim que perpetuam o comportamento “Levar Vantagem” como exatamente faz o Itaú que faz campanha de uso consciente do crédito e cobra cretinos e irresponsáveis juros e não satisfeito querendo ainda Levar Mais Vantagem incentiva menor uso de papel, mas não desonera as tarifas cobradas por extratos, envio de correspondências e outras espertezas que o fazem serem o Banco Mais Sustentado e Lucrativo sem risco algum.

E esse descarte incorreto somente ocorre porque o Governo e os empresários são incompetentes em desenvolver ações didáticas continuadas para educar, criar novos hábitos e estabelecer uma logística reversa competente para recolher as sacolas pós uso, que serão obrigações dos Supermercadistas e que desse modo maquiavelicamente se eximem das suas responsabilidades.

Exemplos de coleta seletiva mostram que se didaticamente ensinarmos, e dermos valor à coleta não só fomentaremos renda e trabalho como reduziremos o problema causado ao meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário